quarta-feira, 31 de maio de 2017

Saneamento descentralizado, tecnologias Alternativ@s

Aos poucos vem se deixando o Egocentrismo de lado e ao invés dos profissionais da área, ficarem criando novos nomes e “Neotecnologias” para sistemas de Saneamento Alternativ@s, tentando se auto promoverem, finalmente está se chegando o consenso de Adotarmos o termo: Saneamento Descentralizado. O que é um grande avanço para nossa Sociedade, inclusive diversas Companhias de Saneamento Nacionais,  vem adotando esse termo. Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência nesse tema.

Desde o princípio quando estava na Graduação em Eng. Ambiental, era questionada por outras pessoas da área sobre a atuação dos Eng. Ambientais. Afinal o que faz um Engenheiro Ambiental?  Pois bem, sempre explicava para as pessoas que E.A lida com os problemas ambientais, como resíduos de lixo doméstico, resíduos sólidos Industriais, efluentes domésticos, recuperação de áreas degradadas, revitalização de recursos hídricos, entre outras tantas atividades importantes que convertem problemas da nossa Sociedade em Soluções contemporâneas.

 Uma vez ao ser questionado por uma conhecida e esposa de um Médico sobre a atuação do Engenheiro Ambiental e ao explicar para ela a mesma rotineira explicação que dava para tantas outras pessoas, surpreendi-me com a resposta desta Senhora.
 Ela falou: Que nooooojo!!! você vai trabalhar com o lixo, os dejetos das pessoas....?!
Sim..... respondi para ela convicto, sem titubear.
Mal sabia ela que com saneamento adequado o Brasil teria menos de 1/4  das enfermidades dos pacientes que temos hoje nos leitos Hospitalares. Sem  considerar  indiretamente outras doenças respiratórias, causadas por poluentes e contaminantes ambientais, excesso de fumaça, insalubridade nas residências, no ambiente de trabalho e nos alimentos que comemos.

A resposta da senhora reflete muito bem a falta de valorização da nossa Sociedade pelos Eng. Ambientais, e para piorar este cenário fazemos parte de um Conselho que não nos representa. Assim como Garis, Educadores Ambientais, técnicos em Meio Ambiente, Oceanógrafos, Gestores Ambientais, Ecológos, Biólogos e outros tantos outros profissionais  que não são valorizados. As ofertas de trabalho muitas vezes não passam de trabalho voluntariado....Isso mesmo! Estudar, ter uma vida dedicada e trabalhar para não ganhar nada $$, ou quando ganhamos algum recurso somos muitas vezes forçados a licenciarmos empreendimentos em áreas que muitas vezes estão em áreas inadequadas e sem que ocorra uma compensação digna pelos impactos negativos causadas pelo empreendimento, somos forçados a trabalhar como ”Despachantes Ambientais”.



Como temos que ser otimistas depois de relatar um pouco das adversidades de profissionais da Área Ambiental, gostaria de expor um Relato Positivo, do fascínio de trabalhar com a Natureza, apesar de tantos os desafios e responsabilidades.


Não vamos lutar contra um mundo que não queremos.
Sejamos a mudança no mundo que queremos. Por Bill Mollison, Criador da Permacultura.


Ano passado tive o prazer de Participar do Premio Embraco de Ecologia em Joinvile SC, como Consultor para Implementar um sistema de Saneamento descentralizado, do tipo Bacia de Evapotranspiração, em uma E.M. Alfredo Germano Henrique Hardt.
Fizemos este sistema de cerca de 70 m3, projetado e com a participação de todas as crianças da Escola, cerca de 200 crianças de 3 a 12 anos, todas elas participaram em alguma maneira do processo construtivo, liderados pela prestativa Diretora Carol Brunken e do Amigo e Consultor Ambiental Juliano Riciardi.

Como Material Impermeabilizante foi utilizado uma Geomembrana de 0,7mm de espessura. Para a escavação utilizamos uma retroescavadeira que trabalhou por cerca de 3 horas.

Início do trabalho

Neste processo utilizamos como filtro microbiológico, materiais inertes que eram resíduos da escola, restos de telha, cerâmica, ferros de cadeira quebrada, em fim, todo material que não se decompõe facilmente e que tinha como função ampliar a área de absorção das bactérias para decompor a matéria orgânica. Utilizando estes resíduos da escola reduzimos os gastos com materiais em algumas centenas de Reais, bem como limpamos toda a fachada da escola, liberando espaço antes ocioso.





 Reutilização de materiais que antes eram resíduos da Escola

 Além dos alunos, a comunidade escolar também participou de um mutirão de Implementação do saneamento, pais, professores e visitantes puderam aprender a Implementar o Sistema e replicar em suas comunidades e residências. Um belo exemplo de empoderamento, de ações políticas locais e, de trabalho coletivo.

Participação da criançada momento de conhecimento e diversão



Além da prática os professores adotaram o sistema de saneamento em suas disciplinas e desenvolveram com os alunos diversas maquetes para o Sistema.
Foi criada inclusive uma passarela para estudantes com dificuldade de locomoção pudessem ficar mais próximo do sistema de Saneamento


E para o Grand Finale foi feito pelas crianças,  o plantio no sistema de: Bananas, Mamão, Maracujá,Taiobas e outras plantas para o paisagismo funcional, todas estas plantas absorvem a água, fazendo a evapotranspiração, consumindo a água do sistema e liberando a água para a atmosfera.
99,9 % de qualquer sistema de saneamento é água, somente 0,1% é resíduo sólido, que possivelmente poderia transmitir algum tipo de doença, este mesmo, fica retido na camada inferior do sistema, e. Assim sendo não existe risco algum de contaminação no Sistema, ele tem maior eficiência na remoção de contaminantes se comparado a qualquer sistema de saneamento Convencional.

 Os frutos produzidos pelo sistema podem ser consumidos sem riscos de contaminação pela escola.


Plantio de  mudas  dentro do sistema de saneamento bacias de evapotranspiração

Um sistema de saneamento sustentável não trata somente dos resíduos, ele tem a capacidade de cativar toda uma comunidade gerando diversos benefícios, produzindo alimento, beleza, segurança, e conhecimento... 

Esse é um pequeno relato de um dos muitos bons momentos que tive nos 9 anos que se passaram depois que me formei. E minha forma de demonstrar para aquela Madame Esposa do Médico o que é Realmente ser Engenheiro Ambiental...


 Somente com bons exemplos que profissionais da área ambiental vão ser reconhecidos no nosso País. Espero que este texto encoraje mais profissionais a serem atuantes e inovadores. Que num futuro próximo tenhamos um Conselho que represente os Médicos do Planeta, digo.....os Engenheiros Ambientais, e outros tantos profissionais que acreditam que é possível Preservar nosso Planeta, gerar renda, conhecimento e Cativar Pessoas para um Planeta Abundante de Ações Ambientais. 

Recomendações leitura complementar:


*  Educação do Saneamento disponível em: moradaekoa.blogspot.com/2016/10/a-educacao-do-saneamento.html

** Vivência recomendada: Participação do Curso de Permacultura PDC na Morada EKOA dias 22 a 29 de julho


*** Se você tem interesse em Implementar sistemas de Saneamento Descentralizado e outras alternativas de Permacultura e Sustentabilidade entre em contato conosco: bralip83@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário