Permacultura

PERMACULTURA

Como surgiu?
Descontentes e cansados de propestar contra os sistemas políticos e industriais, Bill Mollison e David Holmgren, em 1974, desenvolveram uma estrutura de trabalho para um sistema agricultural sustentável, baseado na policultura de árvores perenes, arbustos, ervas, vegetais, fungos e tubérculos, para o qual criaram a palavra Permacultura.
Com as práticas, Permacultura veio a significar mais do que suficiência alimentar, veio também a englobar estratégias financeiras e legais apropriadas, incluindo estratégias para o acesso à terra, negócios e autofinanciamento regional. Desta forma ela é um sistema humano completo.
Hoje, existem milhares de graduados em Permacultura em todo o mundo, todos eles, envolvidos, de alguma forma em trabalho ambiental e social.

O que é Permacultura?
Permacultura é o planejamento e a manutenção conscientes de ecossistemas agriculturais produtivos, que tenham a diversidade, estabilidade e resistência dos ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa das pessoas e a paisagem, provendo alimento, energia, abrigo e outras necessidades, materiais ou não, de forma sustentável.
Sem uma agricultura permanente não existe a possibilidade de uma ordem social estável.
O design na permacultura é um sistema para unir componentes conceituais, materiais e estratégicos em um padrão que opera para bneficiar a vida em todas as suas formas.
A filosofia por trás da Permacultura visa trabalhar com a natureza, e não contra esta. É um trabalho de observação do mundo natural, com conclusões transferidas para o ambiente planejado. Necessitamos observar os sistemas em todas as suas funções, ao contrário de exigir somente um produto destes. Para isto devemos permitir que estes sistemas produtivos apresentem suas evoluções próprias.



Saiba Mais sobre o Superadobe, técnica empregada na Ekoa.

O superadobe ganhou popularidade quando, na década de oitenta, rendeu a Nader Khalili o prêmio em um concurso oferecido pela NASA. O concurso era voltado para engenheiros, e o desafio consistia em desenvolver uma técnica de construção que fosse viável para a construção de uma base na lua. O Superadobe de Nader foi a técnica escolhida pelo fato de não haver necessidade do transporte de materiais até o local, pois o superadobe usaria o próprio solo lunar para o preenchimento dos sacos. O Sistema Construtivo do superadobe necessita de ferramentas simples para sua execução (cano para o funil, sacos de polipropileno, pilão e arame farpado entre as fiadas).
O saco usado para erguer as paredes é um grande rolo de polipropileno (bobina) com aproximadamente 40 cm de largura. O rolo é cortado em pedaços do comprimento da parede a ser construída, deixando-se uma pequena sobra em cada ponta para fazer o acabamento.O super-adobe possui características que fizeram com que essa técnica fosse adotada nos projetos da Morada Ekoa:

• As paredes de superadobe são estruturais, portanto dispensam a construção de pilares ou vigas, e permitem instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou aparentes.

• A matéria prima utilizada para a construção do super-adobe é a terra, sendo um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento.

O superadobe não exige mistura específica de areia/argila sendo adaptável até mesmo a regiões com solo extremamente arenoso, como é o caso do solo arenosa da área do projeto.
Processo construtivo do superadobe


Nenhum comentário:

Postar um comentário